top of page
Buscar
  • Foto do escritorbrechovegano

Veganismo: Primeiros passos para se tornar vegano

Atualizado: 11 de abr. de 2022

Agradecimentos a Mônica, Fernanda e Graziela por me fornecerem as perguntas para este post! Vocês são luz, meninas!

Nada melhor do que começar pelos primeiros passos quando o assunto é viver essa filosofia e estilo de vida que tem como objetivo:


Excluir - na medida do possível e praticável – todas as formas de exploração e crueldade com animais para alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito.

definição pela Vegan Society


Atenção! Nossos conteúdos são montados a partir da nossa experiência de vida e, tendo em vista que veganismo é um assunto incrivelmente rico, essa postagem tem como intuito apenas introduzir a nossa sequência de posts sobre o assunto (o que já é um ótimo motivo para nos ter na sua aba de favoritos rsrs).


A decisão precisa ser sua


E falo isso sobre qualquer mudança de vida!


se não vier de dentro de você apenas duas coisas podem acontecer: ou você desiste ou você é infeliz

Pense comigo sobre algo que um dia você quis muito! Seja pintar o cabelo de loiro (eu mesma já fui uma dessas rsrs), seja entrar em uma faculdade, seja começar aulas de dança ou até mesmo ter filhos!


Quando queremos muito algo nós queremos independente do que possa acontecer, certo? Mesmo que o cabelo sim fique fraco, mesmo que a mensalidade for cara, mesmo se você não sabe dançar ou se crianças dão trabalho você sente no seu coração que essa decisão que vai te fazer feliz não porque é uma decisão fácil mas por significar algo muito maior para você!


E da mesma forma acontece com quem escolhe ser vegano! Isso mesmo, é uma escolha! E para essa escolha continuar fazendo sentido meeeeesmo estando no meio de uma padaria cheia de bolos divinos, mesmo em uma festa de aniversário que só tem salgadinhos de carne ou queijo e mesmo quando todos te incentivam do contrário, essa decisão precisa vir do coração! Até rimou.


Influência da Internet, desejo de ser mais saudável, curiosidade... todos são motivos interessantes para incentivarem a adesão ao veganismo, mas lembre-se que a intenção do veganismo é excluir a exploração e crueldade animal... se essa motivação vier do seu coração, cada refeição em que você escolher tirar o sofrimento animal do seu prato será uma alegria ao invés de um sacrifício!


Por que as pessoas são veganas?


Existem diferentes formas de conhecer as motivações por trás do veganismo, por exemplo:

- seguir criadores de conteúdo sobre o assunto;

- ler livros;

- assistir vídeos e documentários;

e por aí vai!


A chave é estudar sobre o assunto!
Conhecimento é libertação

Vídeos e documentários:


(Minha recomendação por ser informativo e real mas com leveza e uma linguagem simples!)

Sinopse: Também do Instituto Ana Rosa, somos convidados a conhecer a história da Luka, uma adolescente que aprendeu a respeitar todos os seres. Com seu exemplo ela sensibiliza a família e a escola, e faz que outras pessoas também repensem seus valores e práticas do dia a dia.


Sinopse: O documentário aborda o veganismo a partir da perspectiva de Leonardo e Eduardo, dois irmãos ativistas da periferia de Campinas/SP e fundadores da página @veganoperiferico . O filme foi produzido pela @habitantefilmes de maneira totalmente independente, sem nenhum apoio financeiro.


Sinopse: Documentário brasileiro, realizado pelo Instituto Nina Rosa, que nos apresenta os impactos do ato de comer carne para a saúde humana, para os animais e para o meio-ambiente.


Sinopse: Descubra como a agropecuária intensiva está dizimando os recursos naturais do planeta e por que essa crise tem sido ignorada por grandes grupos ambientalistas.


Sinopse: Terráqueos mostra que mais de 150 bilhões de animais são abatidos todos os anos. Apenas para o nosso prazer. É hora de abrir os olhos. Temos de enfrentar a verdade feia e começar a viver uma vida mais compassiva.


- Vídeo Não Fomos Projetados Para Comer Carne


Veganismo é caro?


Veganismo não é e nem precisa ser caro, tudo depende! Como estamos falando sobre consumir apenas produtos que respeitem a vida dos animais, existe um espectro bem grande de valores pois você pode escolher comprar as carnes vegetais mais inusitadas no mercado ou apenas se alimentar de vegetais da feira!


E no site do Brechó Vegano as sócias compartilham as receitas que elas mesmas testam, fazem e fotografam em casa!



Principalmente depois dessa popularização dos "substitutos" animais, muitos imaginam que para ser vegano é preciso comprar isso tudo sendo que é tudo bem mais simples do que parece.


E isso serve tanto para alimentação quanto para cosméticos, vestuário... a maior dica é: pesquisar e conhecer as opções! Muitas vezes o selo de vegano é usado para encarecer produtos que existem em versões bem mais baratas viu?


Como por exemplo, você pode comprar um leite vegetal já pronto de alguma empresa ou fazer em casa!


O Leo do Rolê de Vegano mostra aqui para a gente como fazer Leite de Coco por menos de 10 reais

Bem... falando em receitas, sinto que é hora do momento mais esperado:


Receitas veganas fáceis de verdade!

(com meu selo de qualidade viu? fuja de receitas com ingredientes muito complicados! existe sempre uma versão mais prática!)


- Rolê de Vegano - página do Instagram e Youtube

Como eu adoro o Leo! Conheci essa fada pelo Instagram e me encantei desde o primeiro segundo com toda a variedade de receitas com ingredientes simples! Leo, desejo todo o sucesso do mundo <3


E muuuito mais!


- Kaena Indica - página do Instagram e Blog

Uma fofura em forma de criadora de conteúdo! Acompanho a Kaena desde antes do blog surgir, é muito especial ver criadores de conteúdo sobre veganismo crescendo! Kaena, muito obrigada por compartilhar suas receitas e sua visão de mundo <3


E muuuito mais!


- Matheus Rocha - página do Instagram

Uma ótima fonte de curiosidades, informações e receitas! Também conheci o Matheus pelo Instagram e posso dizer que o conteúdo dele dá água na boca, até deu vontade de fazer esse lanchão de lentilha depois de escrever esse post...


E muuuito mais!


- Veganos Brasil - página do Instagram

Uma ótima forma de acessar diferentes receitas e conteúdos sobre veganismo em um só lugar! Como por exemplo:



- Receitas Veganas Simples - página do Instagram

Uma pegada bem parecida com a página anterior! Diveeersas opções para todos os paladares e bolsos! Agradeço a Ceres por me recomendar essa página <3



Para acompanhar e compartilhar


- Vegano Periférico - página do Instagram e blog

Esses meninos são incríveis, conheci pelo Instagram quando eu mesma me tornei vegana e fiquei super feliz em ver o quanto eles cresceram com o blog e o documentário! Obrigada por estarem aqui, meninos <3


- Vovô Vegano - página do Instagram

Uma fofura de ser! Conheça o perfil dele, cada post é um tapinha na cara com amor rsrs



Para essa primeira postagem vou ficando por aqui, aguardo você no nosso próximo encontro! Ficou com alguma dúvida? É só enviar para a gente!


Esse post foi idealizado pelo Brechó Vegano


Brechó Vegano, bem estar humano e animal a partir do que já existe

Instagram @brechovegano

Facebook Brechó Vegano




25 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Parque da Água Branca: luz na tragédia

Enquanto meu avô assistia TV no quarto ao lado, me chamou a atenção ouvir o nome “Parque da Água Branca” nas notícias. Conheci esse parque no começo do ano e percebi o quanto esse maravilhoso Parque f

2 comentarios


monicabonfabraz
19 abr 2022

Ah eu amei, vou assistir tudo que foi indicado! Muito esclarecedor o post, você é incrível, uma pessoa de luz e energia maravilhosa! Beijos Monica 😘

Me gusta
brechovegano
brechovegano
21 abr 2022
Contestando a

Que fofura! Fico muuuito feliz que gostou, é muito especial ajudar de alguma forma com esse assunto que é tão especial para nós 😍 Um beijo! 🌱


Me gusta
Nenhum tag.
bottom of page