top of page
Buscar
  • Foto do escritorbrechovegano

Qual a importância do Dia da Terra?

Uma data que nasceu a partir de protestos, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez em 1970 . Cerca de 20 milhões de pessoas foram às ruas para protestar contra o derramamento de óleo, poluição e contaminação dos rios.


Imagens de estudantes protestando pelo derramamento de óleo em Santa Barbara no ano de 1970 Smithsonian Magazine


Essa data serve como um lembrete sobre a urgência que devemos tratas as questões ambientais, não só no dia 22 de Abril. mas todos os dias do ano. O historiador ambiental Adam Rome resume em poucas palavras toda essa importância de existir um Dia da Terra:


“Acredito que [o derramamento de óleo] foi um dos mais importantes em uma série de acidentes ou problemas que fizeram as pessoas perceberem que muitas das tecnologias modernas que pareciam milagrosas … representaram riscos sem precedentes para a saúde do meio ambiente e, em última análise, para nós mesmos”

Gaylord Nelson, senador norte-americano, foi o responsável em nomear a data como Dia da Terra. Nelson e sua equipe foram responsáveis por divulgar informações sobre danos ambientais e, uma curiosidade, é o fato do público-alvo dessas campanhas serem os jovens! Com o objetivo de engajar os estudantes, a data acontece em Abril para não colidir nem com exames finais nem com as férias.


Garotas em Nova Iorque no primeiro Dia da Terra | Bettman / Getty Images


Acredito que a data até hoje tenha esse propósito: de inspirar ação, sendo o ponto de partida que inspirou importantes leis de proteção ao meio ambiente nos Estados Unidos, como o Clean Air Act (1970) e o Endangered Species Act (1973) e, um exemplo mais recente, os 195 países e UE que se comprometeram com o Acordo de Paris, em 22 de abril de 2016.


A seguir temos um print do site oficial do Dia da Terra onde no mapa são mostrados os eventos organizados nesse ano de 2022, note como em nosso país que é tão extenso e possui tanto a melhorar apenas 1 evento irá acontecer.



Como acreditamos no poder de agir para gerarmos mudanças de verdade, estamos aqui para inspirar ações para serem feitas todos os dias! É uma causa que envolve a todos nós e, juntos, somos a diferença!


Agradecemos a Sabrina Cerralvo e Gleice do @dejapega pelas sugestões que nos ajudaram a fazer essa postagem tão especial.


- Reciclagem

  • comece a separar o lixo em casa entre reciclável e não reciclável, dessa forma, você poderá dar o destino certo para todos esses resíduos que são de sua responsabilidade!


[em São Paulo]

suas tampinhas plásticas e lacres de alumínio se transformam em castrações para animais na ONG Ecopatas


encontre pontos de coleta em: Recicla Sampa



[todo o Brasil]

saiba onde descartar seus resíduos em: eCycle

ou preencha o formulário para descartar corretamente sem sair de casa em: eCycle


-Recolha

  • que tal ir recolhendo o lixo enquanto faz uma caminhada ou corrida?

  • o simples ato de ter uma sacolinha para recolher o lixo já é um incentivo para você fazer a diferença ao invés de ser mais um observando o lixo poluindo a sua cidade


-Alimentação

  • evite o plástico das embalagens comprando a granel

  • seja contra o desperdício de alimentos: faça uma lista antes e compre sem fome

  • prefira comprar seus alimentos em espaços que respeitem o planeta terra, hoje temos opções de comprar orgânico, comprar local e até comprar itens em ótimo estado que seriam descartados tudo sem sair de casa

[em São Paulo]

  • uma dieta com alimentos de origem animal contrubui diretamente com todos os impactos ambientais que criar bilhões de animais apenas por prazer humano, como as quantidades absurdas de ração que esses animais precisam ou todo o seu consumo de água para sobreviver

saiba mais sobre com a nossa postagem: Veganismo: Primeiros passos para se tornar vegano

-Repense

  • prefira produtos de limpeza que não destruam a natureza

uma empresa que conhecemos e gostamos é a Positiv.a

  • substitua os plásticos de uso único por opções mais inteligentes como:

ecobags, canudos biodegradáveis, ter seus próprios talheres, investir em coletores menstruais ou absorventes laváveis, tenha sua garrafa de água, substitua seu plástico por itens de vidro ou papel...


-Compostagem

conheça sobre a compostagem seca: a compostagem que não usa minhocas

o canal do Youtube Planta Feliz tem diversos vídeos sobre compostagem

[em São Paulo] até o dia 24 de Abril você pode participar da Semana de Compostagem!



-Roupas

e, claro, a escolha de comprar sustentável quando o assunto também é vestuário! seja de marcas que produzem de forma sustentável e local ou, melhor ainda, comprando de brechós!


Com o Brechó Vegano você pode tanto comprar quanto desapegar com a gente, saiba como nessa nossa postagem:



Um beijo e até a próxima!


Essa postagem foi feita graças ao Brechó Vegano

Escrita por Gabriella Medeiros

Fontes e inspirações: Earthday, Terra.com e Smithsoinian Magazine




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Parque da Água Branca: luz na tragédia

Enquanto meu avô assistia TV no quarto ao lado, me chamou a atenção ouvir o nome “Parque da Água Branca” nas notícias. Conheci esse parque no começo do ano e percebi o quanto esse maravilhoso Parque f

Comments


Nenhum tag.
bottom of page